Oxalá

Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana.Oxalá é o Orixá supremo a Umbanda pelo fato de ser quem rege a linha da fé dentro das sete linhas e por ser Jesus no sincretismo Católico. Na Umbanda são raras as incorporações dos espíritos de Oxalá, pois o mesmo pertence a uma linha muito pouco revelada aos encarnados (inha da Fé Cristalina).
No Candomblé é possível encontrar três qualidades desse Orixá, qualidades essas que seriam respectivamente: Oxalá(Cristo com a idade de seu desencarne), Oxaguiã(menino Jesus) e Oxalufan(Jesus na Juventude, ou seja, no período em que o mesmo transmitia a mensagem do Criador aos encarnados). Na Umbanda não ocorre essa distinção, pois acreditamos que um Orixá é o mesmo em qualquer lugar e não pode ser "dividido".

ARQUÉTIPO DOS FILHOS DE OXALÁ

As pessoas de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais são levados até o fim, mesmo, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos. Gostam de dominar e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos e não admitem desrespeitos.

Linha:Cristalina(Fé)
Cor:Branco
Saudação: Èpa Bàbá!
Sincretismo:Jesus Cristo

0 comentários:

Postar um comentário